União que pretende mostrar uma atitude adequada ao nosso tempo e futuro
Werner Sobek se destaca mundialmente por sua filosofia de união entre a engenharia, design e sustentabilidade. Seu trabalho é definido pelo design diferenciado com base em engenharia de alto desempenho combinada com tecnologias verdes sofisticadas.
Seus projetos são usados em todos os tipos de edifícios e materiais, porém com ênfase especial em design estrutural leve, sistemas de fachadas transparentes e conceitos de construção sustentável, que buscam encontrar suas formas e materiais não por referência a formas e materiais tradicionais.
Nós não deveríamos perguntar “como é que nós estavamos trabalhando e vivendo”, mas sim “como devemos viver e trabalhar no futuro”. A resposta a esta pergunta exige uma antecipação incondicional sobre o que o futuro nos reserva – um método que, ocasionalmente, pode nos levar na direção errada, mas que é a única maneira de sermos intelectualmente justificável. Ou, nas palavras de Hegel “… que o medo de estar errado já constitui um erro em si”.
A arquitetura do nosso tempo e do futuro deve apresentar algo radicalmente diferente, positivo, preocupado com o ambiente natural, seus usuários e sua tecnologia inerente.
É especialmente importante que a linguagem do arquiteto seja congruente com a do engenheiro (o que exige um alto grau de compreensão mútua e uma elevada qualidade de cooperação). Além disso, o engenheiro deve ter um amplo conhecimento de outras disciplinas como a tecnologia têxtil, biônica, de alta costura ou engenharia de aeronaves, para ser capaz de criar algo sensato do que é possível.
Uma equipe sempre deve combinar muitas disciplinas. Engenheiros civis, arquitetos, designers, engenheiros de aeronaves, engenheiros mecânicos, artistas gráficos, historiadores e teólogos de todas as partes do mundo devem formar uma massa crítica mental necessária para a criação e realização de construções adequadas ao nosso tempo e futuro. Mesmo em momentos de extrema carga de trabalho e complicações, o trabalho deve sempre ser caracterizado por intransigente espírito de equipe, solidariedade e amizade.
Estádio Itaquerão em São Paulo
Werner Sobek tem ativa participação no projeto do novo estádio do Corinthians desde as fases iniciais até agora, sendo responsável pelo desenho da enorme estrutura do telhado, assim como da arquibancada feita de elementos de concreto pré-fabricados.