“A melhor coisa do mundo são as crianças.” Fernando Pessoa
Hoje em dia as crianças têm que lidar com uma rotina diária carregada de afazeres e aulas sem que sobre um tempo para elas mesmas. Um tempo para parar, sair da frente do computador, se desligar.
Existem muitas formas de se montar uma aula de Yoga para crianças a partir de uma história. As posturas são inseridas durante o próprio desenrolar do enredo. Além disso, as aulas contêm vários elementos que facilmente podem ser associados a posturas, ou seja, elementos que existem no espaço onde se dá a história, ou que surgem dos nomes/papéis das personagens, como por exemplo a postura da águia, do crocodilo etc.
No entanto, podemos encontrar histórias que, apesar de um rico conteúdo narrativo e de conterem elementos da jornada do herói, não nos permitem associações tão claras. Neste caso, devemos explorar um pouco mais nossa criatividade em busca de associações eficientes.
Podemos então perguntar quais as posturas que nossos personagens poderiam fazer para se preparar para uma ação ou desafio. Por exemplo, as posturas que abram o peito, quando o personagem precisa de coragem; as posturas de equilíbrio, quando o personagem precisa de calma; as posturas ousadas, quando o personagem precisa se aventurar e assim por diante.
Podemos também usar jogos de expressão corporal para entrar em contato com as posturas, sem ser uma coisa chata. Brincadeira em grupo, como piques, postura ou estátua trazem dinamismo à aula de uma forma divertida.
A criança desenvolve flexibilidade, autoestima, criatividade e disciplina tanto externa como internamente. Quanto mais cedo ela entrar em contato com a prática de Yoga, mais a sementinha plantada vai gerar seus frutos para uma nova concepção de vida para o futuro.
Algumas posturas indicadas para crianças:
Da montanha
Da meia lua
Da cadeira
Da árvore em dupla
Da estrela
Do guerreiro
Da casinha
Do livro debaixo da cama
Fontes: Yoga para crianças, Swami Satyananda; Yoga com histórias; Mandalas, Carmem Perez
Imagem: Reprodução (efeito digital)